segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Santa Maria Mãe de Deus


Ano A – 21 de novembro de 2011



Primeira leitura - Zc 2,14-17
Salmo - Lc 1,46-55
Evangelho - Mt 12,46-50

Evangelho segundo São Mateus 12, 46-50

 “Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Geralmente esta palavra é utilizada em um aspecto negativo, vez que, a primeira vista, Jesus estaria desmerecendo ou simplesmente desconsiderando a presença de sua mãe Maria e seus irmãos.

Contudo não há crítica quanto a família de Jesus. Pelo contrário, Jesus eleva o sentido de família ao fazer a comparação chave da passagem.

Saber que “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” é a chave para entender a mensagem deste parágrafo.
E quem é a mãe de Jesus? Aquela que faz a vontade do Pai.

Maria é a mulher que faz a vontade do Pai. Maria é a mulher do sim. Maria é a mulher do “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Neste sentido Maria é a nova Eva. Enquanto Eva disse não aos planos de Deus (Gn 2, 17; 3, 2-6), Maria disse sim.

Perceba que na primeira leitura está escrito no versículo 17: “Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge [o Senhor] de sua santa morada”. A verdade teológica aqui escondida é que Maria Santíssima é a Santa morada de onde surge o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Maria é o exemplo de quem faz a vontade de Deus vez que em Maria temos a representação das bem aventuranças. Maria é a primeira bem aventurada do novo testamento pois dela, antes do discurso das bem aventuranças (Mt 5) foi dito “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1, 45)

Afinal quem são os irmãos de Jesus? Todos aqueles que fazem a vontade do Pai.
E neste sentido nós, se fizermos a vontade do Pai, somos irmãos de Jesus, e consequentemente filhos de Maria.

Maria não teve outros filhos além de Jesus. Nesta própria passagem não é dito que chegaram Maria com seus filhos. Aliais, em NENHUMA passagem do evangelho é dito de alguém que seja filho de Maria fora Jesus (Mt 13, 55; Mc 6, 3). Maria chega com os primos, primas, Tios e Tias de Jesus.

Maria não foi lá falar, afinal ela era a mulher do silêncio (Lc2, 19), ela foi lá ouvir a palavra de Deus e colocá-la em prática ...  Todo aqueleque faz a vontade do meu Pai (...) esse é meu irmão, minha irmã e minha MÃE.

Quisera-nos receber um elogio como este. Maria deve ter ficado Muito feliz em saber que todo aquele que faz a vontade do Pai esse é como ela.


Possamos nós também sermos como Maria: fazedores da vontade do Pai.

Um comentário:

  1. Excelente, meu amigo
    que bom que voltou a postar!
    vou publicar no meu blog tb, pois muitas pessoas têm uma interpretação errada desta passagem e tentam diminuir a pessoa de nossa querida Mãezinha do Céu.
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir